FAÇA UM BRINQUEDO


Eco Boliche


FAIXA ÉTARIA:A partir de 5 anos.


MATERIAL:10 garrafas pet 2 litros, 10 bolinhas de isopor, retalhos de tecido, restos de novelo de lã, copos de plástico, bolas de isopor, tinta relevo em bisnaga, fita adesiva colorida, cola quente, meia calça fina.


PASSO A PASSO:
Pinos:
1. Higienizar as garrafas pet e decorar o lado externo com as fitas adesivas, encher as garrafas com retalhos coloridos (cada garrafa de uma cor);
2. Usando a tinta relevo decorar os copinhos de plástico.

3. Cortar uma fatia plana da esfera de isopor para poder colar o rosto.

4. Colar os fios de lã nas bolinhas de isopor, que devem representar o cabelo do palhaço;
5. Recortar os palhaços (ou outros rostos ou cabeças de animais recortados de revistas velhas), colar no papelão com cola branca, e colar novamente com cola quente nas bolas de isopor;
6. Fixar a cabeça do palhacinho (bolas de isopor), na boca da garrafa, usando a cola quente;
Bola:
1. Amassar várias folhas de revista até que tenham o formato de uma bola;
2. Envolver esta bola de papel com uma meia velha.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

 As situações de jogos atuam no ìmaginário e estabelecem regras, o que proporciona desenvolvimentos na medida que os jogos são estratégias de ensino, na qual ao agir a críança projeta seus sentimentos, vontades e desejos, buscando assim a afetividade na aprendizagem. Os jogos podem também resgatar o desejo pela busca de conhecimento e tomar a aprendizagem prazerosa, na qual a criança passe a gostar cada vez mais de aprender.


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

Fazer uma roda com as crianças e perguntar a elas quem já conheceo jogo de boliche;

Apresentar o jogo, suas peças, regras e dicas;
Formar equipes de quatro a oito jogadores cada, e pedir para que escolham um nome para a equipe formada;
Organizar o espaço junto com as crianças, para que também decidam como arrumar as garrafas e como garantir que todos lancem a bola da mesma distância até as garrafas.
Devolver aos alunos, na forma de problematização, os impasses que surgirem para que, dessa forma, assumam responsabilidades por possíveis soluções.
Dar aos alunos várias oportunidades de arremesso de modo a vencerem as dificuldades encontradas;
Criar uma tabela de pontos com o nome das equipes onde, as próprias crianças, irâo registrar o número de pinos derrubados. Essa contagem poderá ser feita através de desenhos, palitos, tampinha, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário