PROJETO



Diante do extremo consumismo da população dos grandes centros urbanos, principalmente nos países desenvolvidos e emergentes, muitos são os profissionais que estão repensando a utilização das embalagens dos produtos industrializados, bem como a reutilização destas embalagens em outros objetos a fim de preservar os recursos naturais do planeta. Nesse sentido, e comungando desta preocupação ambiental mundial, foi concebida a proposta do Projeto Educacional “Eco Brinquedo Pedagógico”, marcado, portanto, por dois vieses: o social e o ambiental.
O “Eco Brinquedos Pedagógico" tem viés social, porque viabilizará a formação e a preparação de profissionais da educação para a atuação direta em seu campo de trabalho, ou para ser um multiplicador do conhecimento adquirido em comunidades do perímetro urbano, ONGs e projetos sociais, propriamente ditos. No aspecto ambiental o projeto se traduz em uma necessidade de trabalho educacional por se tratar de um tema transversal necessário a ser desenvolvido com o ensino fundamental. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e Parâmetros Curriculares Nacionais, deve-se trabalhar em sala de aula a formação da consciência ecológica e ambiental, compreendendo e atuando sobre as dimensões deste problema com responsabilidade em favor da sustentabilidade.
É reconhecida a necessidade de medidas emergenciais para a destinação dos resíduos, porém também é imperativo que se faça a reeducação social para que a população se conscientize sobre a necessidade de se reduzir o consumo, reutilizar embalagens e recipientes, e reciclar o máximo de produtos possíveis. E é sob o eixo da reutilização que este projeto acontecerá, tornando possível o enriquecimento das práticas pedagógicas por meio da utilização de materiais concretos, confeccionados a partir de sucatas e embalagens em geral, visando um trabalho com qualidade e intencionalidade pedagógica e, ao mesmo tempo, promovendo a educação ambiental.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário