Diante do extremo consumismo da
população dos grandes centros urbanos, principalmente nos países desenvolvidos
e emergentes, muitos são os profissionais que estão repensando a utilização das
embalagens dos produtos industrializados, bem como a reutilização destas
embalagens em outros objetos a fim de preservar os recursos naturais do
planeta. Nesse sentido, e comungando desta preocupação ambiental mundial, foi
concebida a proposta do Projeto Educacional “Eco Brinquedo Pedagógico”,
marcado, portanto, por dois vieses: o social e o ambiental.
O “Eco Brinquedos Pedagógico" tem
viés social, porque viabilizará a formação e a preparação de profissionais da
educação para a atuação direta em seu campo de trabalho, ou para ser um
multiplicador do conhecimento adquirido em comunidades do perímetro urbano,
ONGs e projetos sociais, propriamente ditos. No aspecto ambiental o projeto se
traduz em uma necessidade de trabalho educacional por se tratar de um tema
transversal necessário a ser desenvolvido com o ensino fundamental. De acordo
com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e Parâmetros
Curriculares Nacionais, deve-se trabalhar em sala de aula a formação da
consciência ecológica e ambiental, compreendendo e atuando sobre as dimensões
deste problema com responsabilidade em favor da sustentabilidade.
É reconhecida a necessidade de medidas
emergenciais para a destinação dos resíduos, porém também é imperativo que se
faça a reeducação social para que a população se conscientize sobre a
necessidade de se reduzir o consumo, reutilizar embalagens e recipientes, e
reciclar o máximo de produtos possíveis. E é sob o eixo da reutilização que
este projeto acontecerá, tornando possível o enriquecimento das práticas
pedagógicas por meio da utilização de materiais concretos, confeccionados a
partir de sucatas e embalagens em geral, visando um trabalho com qualidade e
intencionalidade pedagógica e, ao mesmo tempo, promovendo a educação ambiental.
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